Nos últimos anos, o Dia Mundial da Diabetes foi lançado pela Diabetes Itália uma campanha nacional de prevenção e cura do diabetes, através de exercícios físicos: "vamos exercitar para prevenir o diabetes" foi o slogan que enfatizou como é possível, a prevenção da doença. Além disso, a pequena experiência local dos não-competitivo de Pé, em novembro de 2008, que também contou com a participação de pacientes com diabetes, foi confirmada a necessidade de fornecer as ferramentas e organização para ser capaz de usar a atividade física como um tratamento preventivo, mas também de cuidados. A experiência do Finnish Diabetes Prevention Program Estudo (um secretariado. J. et al. 2001) excesso de peso em indivíduos com tolerância diminuída à glicose glicidica já havia mostrado como uma intervenção de aconselhamento sobre dieta e exercício, a formação de, pelo menos, 30 minutos por dia durante 3 anos pode levar a uma redução de peso (entre 5 a 7%) e uma redução de 58% no risco de aparecimento de diabetes tipo 2.

Poderíamos citar outros estudos de prevenção e tratamento da diabetes, mas é indiscutível que a atividade física, em relação à intensidade do exercício, a sua duração e continuidade no tempo, pode dar efeitos metabólicos positivos e redução de risco cardiovascular. Resta o problema de como fazer uma correta prescrição de atividade física para pacientes que frequentam o nosso Serviço de Diabetes.

A publicidade obtidos com as iniciativas do Dia da Diabetes, lançou uma proposta de colaboração entre o Serviço de Diabetology de Sassuolo e o Centro de Wellness "Balnea" spa Terme della Salvarola (no território) para a realização de um processo terapêutico com a introdução de atividade física, supervisionado por pessoal licenciado em Medicina do Esporte, no tratamento de 360 graus da doença diabética. Portanto, após o aconselhamento de diabetes, foi proposto ao paciente um atendimento personalizado e de programa de atividade física com duração de 5 semanas, dividido em 2 reuniões semanais de cerca de 50-70 minutos.

Para cada acesso, no ginásio foi o esperado:

* • uma fase de aquecimento, seguido pelo trabalho cardiovascular (exercício aeróbico), em Bicicleta ou Esteira; * • uma fase de treinamento de resistência, que incluiu exercícios de força em força, de máquinas; * • uma fase final de alongamento; * • controle glicêmico pré-e pós-exercício.

O exercício aeróbio, tendo em conta o tipo de pacientes adultos, com nenhuma experiência de esportes, e incluiu atividades com 55% do VO2max (de baixa intensidade), calculado a partir da fórmula de Karvonen (que correlaciona o percentual do VO2max com frequência cardíaca) e o exercício de resistência (Resistência Progressiva formação, PRT) foram realizadas no Peito Prima, Máquina de Lat, Leg Press e abs, com o modo 2×18 repetições com a carga atribuída à decorrentes de testes de força, realizada na primeira sessão.

O final de alongamento é útil para detendere os músculos envolvidos em exercícios de resistência, para aumentar a capacidade de movimento e reduzir o risco de lesões. Os parâmetros avaliados no início e no final do tratamento foram: peso, circunferência da cintura, pressão arterial, composição corporal (Bioimpedância B. I. A.) e exames como glicemia de jejum, Hb glycated, lipídios estrutura. Aqui, vamos relatar os dados de uma experiência inicial com 11 indivíduos (tab.1: Dados demográficos e guia.2 e 3: Parâmetros).

A partir do final dos dados (10 sessões) emerge como uma ligeira redução no IMC corresponde a uma redução significativa do glycated: melhorar os dados físicos da atividade física leva a metabólico benéfico, mesmo antes de a redução substancial do peso. Eu tenho que sublinhar, novamente, como o manejo do paciente tipo 2 diabético deve ampliar os conhecimentos dos diabetologist também deve incluir uma investigação, pelo menos localmente, as relações com as estruturas e disciplinas envolvidas ou que envolvam a busca por um melhor grau de saúde da cidadania. Por esta razão, as organizações encarregadas da saúde também devem incentivar as vias de ensino para atividades motoras.